QUIMIOTERAPIA, QUEDA DE CABELO E RESFRIAMENTO CAPILAR

Que quimioterapia faz parte do tratamento a gente sabe. Que tem vários efeitos colaterais a gente sabe também. Que um desses efeitos colaterais é a perda de cabelo, isso a gente não esquece!

Muitas mulheres tem medo da queda de cabelo. Eu tive muito medo! Chorei quando vi que meu cabelo estava caindo. Mas depois descobri um lado meu (até então inexplorado): eu careca.  E depois, quando vi, os fios já estavam voltando, todos bagunçados, marcando presença. Mas claro que em alguns momentos foi difícil! Claro que tive medo e demorei um pouco para me acostumar. É tudo questão de se sentir bem: traga pensamentos positivos, busque o que te agrada. Não tem nadinha que te agrade na situação que está? Então tenta alternativas!

Quimioterapia e perda de cabelo é um assunto delicado. Algumas toucas estão ganhando espaço na tentativa de diminuir a queda dos fios. Já vi algumas Cats contando sobre toucas térmicas. Vocês conhecem? Em algumas, isso dá certo, em outras não.

Nessa semana recebi um relato de quem já experimentou um aparelho de resfriamento, o PACMAX (origem inglesa). Tem também o DIGNICAP (origem sueca), que é parecido. Já ouviram falar? Você veste os aparelhos feito a touca, e eles resfriam seu couro cabeludo. O sistema é composto por uma unidade de refrigeração móvel e compacta, onde circula um líquido especial de refrigeração a -4ºC. Ele deve ser colocado na paciente no mínimo 30 minutos antes e da sessão de quimio. Também deve ser deixado na pós quimio, o tempo depende do remédio utilizado. A duração total de uso do aparelho oscila entre 1h30 e 5h.

Soube que aqui no Brasil, alguns hospitais compraram esse aparelho. A Cat que me contou um pouquinho sobre disse que fica alguns gelinhos na cabeça ao final do processo. E assim como a touca, se vai dar certo ou não depende muito de Cat para Cat. Para ela deu certo, ela perdeu menos de 30% de cabelo durante a quimioterapia vermelha. Nem para todos os casos é possível realizar esse processo, então converse com seu médico sobre.

Algumas imagens dos produtos:

Dignicap
Paxman

Para quem não suporta a ideia de perder os cabelos, fica essa possibilidade. Mas, resfriamento de couro cabeludo a parte, ficar carequinha também pode ser gostoso! Ainda mais no calor…

Fonte: Paxman