IMUNIDADE

Imunidade é a proteção do nosso corpo: se nossas células de defesa não estão tão bem, nossa imunidade baixa e podemos ficar doentes. A quimioterapia mexe com a imunidade. Isso porque a medicação destrói não só as células cancerígenas, como também as saudáveis. Então com as sessões de quimio, nossa imunidade baixa – algo que devemos cuidar! Em alguns casos, se a imunidade baixa muito, tomamos injeção na barriga pro corpo reagir e começar a produzir células de defesa. Mas para não ter que parar com quimio ou tomar injeção, devemos nos cuidar da melhor maneira para ficarmos fortes – até porque com essa mudança de tempo é gripe pra lá e pra cá né?

Dicas para a imunidade subir:

  1. Alimentação!!  Comer direito é uma grande aliada do corpo. O Shitake, por exemplo, é rico em vitaminas e tem uma substância que ajuda o corpo a produzir glóbulos brancos. Gengibre, verduras escuras, açaí, frutas cítricas (Vitamina C), lentilha, nozes, entre outras delícias. Alimentos com cálcio, zinco e omega 3 são valiosíssimos. Procure sempre comer salada, mas cuidado: ela deve ser MUITO bem lavada!
  2. Sono: durma bem, é essencial! O indicado é sono de 8 horas. Caso você esteja com dificuldade para dormir, converse com seu médico. Uma dica é tomar um chá de cidreira antes de dormir, que acalma.
  3. Água!! Beba muito esse líquido, para que o corpo funcione da melhor forma.
  4. Muito cuidado com os maus hábitos: bebidas alcoolicas, cigarro, muito estressa e má alimentação por exemplo.
  5. Bons hábitos de higiene são essenciais! Se puder, ande com alcool gel na bolsa, é uma dica amiga! Lave as mãos sempre, mas principalmente antes de comer.