ESPECIAL OLIMPÍADAS 2016: ATLETAS QUE SUPERARAM O CÂNCER

A contagem regressiva para as Olimpíadas já começou! Essa edição será realizada aqui no Brasil e começará no dia 05 de agosto, ou seja, próxima sexta feira. 42 modalidades,19 dias de competição, 306 provas que valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas. E muitos, muitos atletas do mundo inteiro.

O jovem Thomas Van der Plaetsen é belga, tem 25 anos e disputará uma medalha nesses jogos. Mesmo que não ganhe uma medalhe, já é um vencedor em outra batalha: a batalha contra o câncer. Sim, ele é um Cat também! Foi diagnosticado com câncer no testículo há um ano e meio. Seu diagnostico aconteceu quando recebeu uma carta das autoridades anti doping que acusava anormalidade em seus hormônios. Como ele sabia que não havia usado nada, foi ver o que seria essa anormalidade com seus hormônios e descobriu o câncer. Ele já contou: “Foi uma experiência muito traumática. A notícia do doping se espalhou e eu logo fui colocado na fogueira quando não tinha como me defender “.

Aos 23 anos passou por cirurgia e quimioterapia, ficou carequinha e fraquinho. Em entrevista ele já disse: “Foi uma longa jornada de volta. Se eu conseguir convencer pelo menos uma pessoa que esteja passando por essa situação a permanecer otimista já vou considerar uma vitória”. Que fofo, não? Com certeza um guerreiro!

Ele voltou com força total e para isso contou com ajuda de seu irmão, que também é seu treinador.  Decidiu que seguiria em frente, pensava o tempo todo que não deveria ter pena de si mesmo. Ele deixa seu recado: “Você não pode reclamar disso o tempo inteiro, você precisa esquecer e olhar para frente, se apegar as pequenas vitórias da vida. Esse é o único caminho.”

Seja bem vindo aqui no Brasil, Cat!

Quer ver ele nas Olimpíadas? A programação do atleta é disputar no dia: 17 de agosto.