Sarcoma: entenda o que é e como identificá-lo

Instituto Oncoguia fez uma série de matérias explicando detalhadamente o que é o Sarcoma, como identificá-lo, tratá-lo e todas as informações que é preciso saber para entender mais sobre a doença.

O sarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir de certos tecidos, como osso ou músculo. Os dois tipos principais são os sarcomas ósseos e os sarcomas de partes moles.

Os sarcomas de partes moles podem se desenvolver a partir de tecidos, como músculo, gordura, nervos, tecidos fibrosos, vasos sanguíneos ou tecidos mais profundos da pele. Eles podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas a maioria se desenvolve nos braços ou pernas.

Também podem ser encontrados no tronco, cabeça e pescoço, órgãos internos e no retroperitônio (área em volta da cavidade abdominal). Os sarcomas não são tumores comuns e sua maioria é denominada carcinoma.

Existem muitos tipos de tumores de partes moles, mas nem todos são malignos. Quando o termo sarcoma é parte do nome da doença, significa que o tumor é maligno. Alguns tumores de partes moles se comportam tanto como malignos e benignos e são denominados intermediários.

Condições similares aos Tumores de Partes Moles

Algumas condições das partes moles são causadas por inflamação ou lesão e podem formar uma massa semelhante a um tumor. Ao contrário de um verdadeiro tumor, eles não vêm de uma única célula anormal, têm capacidade limitada para crescer ou se espalhar para os tecidos vizinhos, e nunca se disseminam através da corrente sanguínea ou do sistema linfático. A fasceíte nodular e a miosite ossificante são dois exemplos que envolvem tecidos sob a pele e os tecidos musculares, respectivamente.

Se você tiver sintomas ou outras razões clínicas que sugerem um sarcoma de partes moles, o médico solicitará exames de sangue e de imagem para diagnosticar a presença (ou não) da doença.

Histórico Clínico e Exame Físico

Durante a consulta será perguntado seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas.
Será realizado um exame físico completo onde o médico buscará por sinais de sarcoma ou outros problemas de saúde.

Mais da metade dos sarcomas começam em um braço ou perna. A maioria das pessoas apenas nota um caroço que cresceu ao longo do tempo (semanas ou meses), muitas vezes indolor.

Os sintomas dos sarcomas que se desenvolvem no retroperitônio geralmente são devido a outros problemas de saúde. Às vezes, os tumores podem causar dor, obstrução intestinal ou sangramento digestivo. Cerca de 20% dos sarcomas se iniciam no abdome.

Ao redor de 10% dos sarcomas se iniciam no tórax ou abdome e outros 10% na área da cabeça ou pescoço.

Os principais sintomas de um sarcoma são:

  • Nódulo em desenvolvimento em qualquer lugar do corpo.
  • Dor abdominal que piora com o tempo.
  • Sangue nas fezes ou vômitos.
  • Fezes escuras.

Estes sinais e sintomas são frequentemente provocados por outras patologias, mas mesmo assim devem ser investigados por um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Procure seu médico se você identificar qualquer um desses sintomas.

FONTE: INSTITUTO ONCOGUIA