Câncer de mama é o mais comum do mundo

Cats, nesta terça-feira (02) foi divulgado pela Organização Mundial da Saúde que o câncer de mama tornou-se a forma mais comum da doença.
É a primeira vez que este tipo de câncer possui maior ocorrência global, já que nas últimas décadas, o câncer de pulmão foi considerado o mais comum no mundo. Agora, esse tipo de câncer fica atrás do câncer de mama e na frente do de coloretal.

Segundo o especialista em câncer da OMS, Andre Ilbawi, a obesidade é um fator de risco comum ao câncer de mama e está entre os fatores que levaram ao aumento de casos da doença.

Com o crescimento da população global e o aumento da expectativa de vida, o câncer deverá se tornar ainda mais comum e deve chegar a 30 milhões de novos casos por ano em 2040. Em 2020, o número de casos registrados foi de 19,3 milhões.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum em mulheres. Segundo a estimativa da Fundação do Câncer, com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2020 houve uma redução de 84% no número de mamografias realizadas no país, em comparação com 2019.

Quando descoberto em estágio inicial, o câncer de mama tem 90% de chance de cura e uma das formas mais eficaz de detectar a doença é através da mamografia, que deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos.

Fonte: Jornal O Globo

Amanhã, 04 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer convidamos todos os pacientes e população em geral a unir esforços na conscientização e importância da prevenção e controle do câncer, por meio da adoção de hábitos saudáveis e cuidados gerais com a saúde.

O IQeB e o Banco de Lenços Flavia Flores apoia a Campanha #Vádelenço realizada pela Abrale.

Participe você também e se amarre nesta causa!

Na foto de @nheiniger, a Cat Taluana Jamel @pitadapositiva