CARTUNISTAS CRIAM TIRINHAS EM PROL DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

É meio fácil e óbvio fazer o básico, mas na propaganda muitas vezes esse não é o melhor caminho. Por quê? É simples, tudo que é meio mais do mesmo, parecido com tudo que já se viu, é esquecido com a mesma velocidade com que surge uma ideia chavão. Sobre a prevenção do câncer de próstata, por exemplo, a fórmula de sempre é a piada, uma forma de deixar o assunto mas leve, já que é uma espécie de tabu para os homen.

Subvertendo essa regra, no entanto, o A.C.Camargo Cancer Center lança a ação “Tirinhas Sem Graça”, criada pela J. Walter Thompson, para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, quando as chances de sucesso no tratamento podem chegar a 98%.

A iniciativa, que faz parte do movimento Novembro Azul, mês de conscientização mundial sobre a doença, reúne alguns dos mais renomados cartunistas do País para um desafio inusitado: acabar com a graça dos seus quadrinhos no jornal Folha de S.Paulo para falar sério sobre esse assunto. O resultado, inédito, pode ser conferido na Folha de S.Paulo, 17 de Novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

“Toda a ideia da ação gira em torno de mostrar que a seriedade com que esse assunto for tratado pode realmente salvar vidas”, conta Ricardo John, CCO da J. Walter Thompson.

Entre os cartunistas que aderiram a ideia, estão nomes como Angeli, Caco Galhardo, Fernando Gonsales, Allan Sieber e André Dahmer.