SUTIÃ APERTADO E DESODORANTE CAUSAM CÂNCER? ESCLAREÇA MITOS SOBRE A DOENÇA

Existem muitos mitos sobre o que causa câncer, o que previne a doença e sobre o tratamento da doença.

Confira respostas para algumas dúvidas dadas por Raphael Brandão, especialista em oncologia do CPO (Centro Paulista de Oncologia) e pós-graduado pelo Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School.

Super-alimentos podem prevenir ou curar câncer? As pessoas pensam que há um alimento ou um tipo de alimento que pode resolver todos os seus problemas e reduzir o risco de câncer, porém, não há evidência científicas que comprovem isso. Até o momento, o que se sabe é que frutas e vegetais coloridos, grãos integrais e fontes saudáveis de proteínas como o peixe e feijão compõem uma dieta saudável.

Sutiã apertado pode causar câncer de mama? Os sutiãs não causam câncer de mama. Um estudo publicado em 2014 provou que não houve diferença no risco entre as mulheres que usavam um sutiã e as mulheres que não usavam sutiã.

Beber café ou chá pode reduzir o risco de câncer? Existem muitas pesquisas sobre se o chá verde ou o café podem afetar o risco de câncer. Os resultados são controversos. O que sabemos até agora é que os antioxidantes em frutas e vegetais são protetores contra o câncer, o que realmente não sabemos é se os mesmos antioxidantes estão no chá ou no café.

Desodorantes causam câncer de mama? As pessoas acreditam que se você não pode suar, suas toxinas se acumulam e podem potencialmente causar câncer. Porém, não há nenhuma evidência para sugerir que antitranspirantes podem causar câncer.

Açúcar causa câncer? O açúcar com moderação não causa câncer, e nem agrava quadros da doença. O açúcar é necessário para apoiar o sistema imunológico, que combate o câncer. A glicose (açúcar) com moderação é parte de uma dieta equilibrada.

Vacinação infantil pode causar câncer? Não existe nenhuma evidência para este mito. Ao contrário, a prevenção de infecções previne o desenvolvimento de câncer.

Se você tem câncer, você deve descansar e evitar esforço físico? Cada vez mais temos evidências científicas robustas sobre o efeito dos exercícios físicos nos pacientes com câncer. A atividade física é um tipo de terapia que beneficia o sistema imunológico, diminui a fadiga, melhora a saúde mental e diminui os efeitos colaterais da quimioterapia.

Quem tem pele mais escura não podem ter câncer de pele e não precisam usar protetor solar? Têm sido diagnosticados inúmeros casos de câncer de pele em todos os tipos de pele.

Fonte: UOL