Novembro Azul

Cats, nosso Outubro Rosa chegou ao fim, mas a nossa luta continua. Então, com a chegada desse novo mês, venho contar para vocês sobre o Novembro Azul.

Esse movimento acontece mundialmente e também faz parte do calendário nacional de campanhas de prevenção no Brasil. Seu objetivo principal é combater o câncer de próstata e, principalmente, motivar a população masculina a fazer os exames preventivos. Além disso, a campanha foi criada com o intuito de diminuir a taxa de mortalidade da população masculina, que ainda é alta.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e um dos grandes problemas é o fato de não manifestar sintomas até que a doença já esteja em estágios avançados, o que reduz as chances de cura. Porém, caso a detecção seja precoce, as chances de cura aumentam para 90%. O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45 anos, se houver casos de câncer de próstata na família).

Homens, podem ficar tranquilos!! O procedimento é super rápido. Ele consiste em um toque retal para a verificação de alteração do tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

Ao longo de todo o mês serão realizadas diversas ações em prol do Novembro Azul. O Instituto Lado a Lado pela Vida, criado para levar informação de saúde para as pessoas, estará realizando diversos eventos durante a campanha. Um exemplo são as rodas de conversa, sessões que abrem espaço para psicólogos, pacientes e acompanhantes trocarem informações e dúvidas sobre a doença, e o Circuito da Saúde, que convida os homens a realizarem exames gratuitos e distribui panfletos informativos sobre o câncer de próstata. Além disso, diversos pontos turísticos da cidade de São Paulo estarão iluminados pela cor azul.

A Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, por sua vez, também planejou algumas ações para a capital paulista. Elas acontecerão nos dias 10 e 11 de Novembro, e envolvem um mutirão para esclarecimento de dúvidas sobre a doença, e uma caminhada no Parque do Povo, com o objetivo de chamar atenção para a causa.

Viu só quanta coisa? Então você não tem desculpa para não se prevenir.

Vamos lutar juntos por essa causa.