Saiba como funciona a touca hipotérmica

Cats, sabemos que um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia é a queda dos cabelos e com ela nossa autoestima fica muito abalada. Mas, existe um produto que promete conservar de 50% a 80% dos fios, a touca hipotérmica.

Como funciona a touca hipotérmica?

Dentro da touca de plástico há um gel térmico que atinge temperaturas de até -20ºC, atuando então com o princípio da vasoconstrição. Ou seja, a baixa temperatura tem o poder de estreitar os vasos sanguíneos, diminuindo assim o fluxo de sangue no local.

Com os vasos mais contraídos, uma menor quantidade de medicamentos atingirá os fios de cabelo e, assim, a chance de perda será menor.

Os pacientes que optarem por este tipo de tratamento devem colocar a touca 30 minutos antes de receber a quimioterapia. Vale lembrar que para ser efetivo, é necessário que este método seja utilizado desde as primeiras sessões do tratamento contra o câncer. A touca só pode ser retirada após cerca de uma hora do encerramento da sessão.

A touca térmica está disponível em clínicas especializadas e hospitais em todo o Brasil. Você pode alugar ou contratar as sessões, não é barato! É possível encontrar este método em poucos hospitais do SUS, sendo necessária uma pesquisa prévia da disponibilidade.

Apesar da sua funcionalidade, o uso é bastante incômodo e as pacientes reclamam de muita dor de cabeça, que pode ser resolvida com analgésicos até se acostumarem. Outros cuidados continuam em casa: não lavar o cabelo por sete dias, sensibilidade do couro cabeludo, não pentear com força e evitar prender.

E vocês, Cats, já usaram a touca hipotérmica? Conte sua experiência nos comentários. A nossa Cat Celebrity Sabrina Parlatore (foto) usou e ficou bem satisfeita com o resultado durante seu tratamento.