Março Lilás – Combate ao câncer de colo de útero

Este mês é conhecido por Março Lilás, devido à campanha de combate ao câncer de colo de útero, o terceiro tipo que mais atinge as mulheres brasileiras.
Você sabia que esse câncer é totalmente evitável?🙀

Então, fique alerta para a Campanha:
✅ A importância dos exames preventivos no diagnóstico precoce – Papanicolau
✅ Vacina do HPV (Human Papiloma Virus). Isso porque, a maioria dos casos de câncer de colo de útero está relacionada à infecção pelo HPV

Responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, o HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) levando ao surgimento de verrugas e lesões. A transmissão pode ocorrer no contato de pele doente com pele sadia, na relação sexual e no parto, da mãe para o bebê.

Dentre as possibilidades de prevenção da doença está a vacina do HPV, que faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde desde 2014, sendo aplicada em duas doses em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

É indicado para toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Caso ele apresente alguma alteração, o médico decidirá a melhor conduta e pode solicitar outros exames, como a colposcopia.

Portanto Cats, a prevenção é sempre a melhor opção! Se esse tipo de câncer for diagnosticado precocemente tem 100% chances de cura!🎀