Março: mês de conscientização do câncer colorretal

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino ou câncer de cólon e reto, é o terceiro tipo mais frequente tanto em homens como em mulheres, sendo assim o tumor mais prevalente do aparelho digestivo. 

Por isso, foi criada a campanha Março Azul para falar e conscientizar sobre esse tipo de câncer e a importância de realizar exames. Diagnóstico precoce salva!

Segundo dados, o risco de uma pessoa desenvolver o câncer colorretal durante a vida é de, aproximadamente, 5%. Além disso, mais de 90% dos casos ocorrem em indivíduos com mais de 50 anos. 

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) caracteriza esta doença como algo causado pelo estilo de vida do paciente e uma das principais formas de prevenir o tumor é manter hábitos saudáveis, como alimentação adequada (sem alimentos industrializados e embutidos) e uma rotina de exercícios físicos. 

Dentre os principais fatores de risco para o câncer colorretal estão:

– Dieta com maior consumo de carne vermelha e gordura e pouco consumo de fibra

– Fumo

– Síndromes genéticas

– Pólipos

– Retocolite ulcerativa

– Doença de Crohn

– Histórico familiar

– História pessoal de tumores colorretais

Detecção e tratamento

A colonoscopia é o principal exame para detecção do câncer colorretal e deve ser realizada a partir dos 45 anos, uma vez a cada dez anos. Além disso, ainda podem ser realizados exames como retossigmoidoscopia ou exame simples de sangue oculto nas fezes.

“Uma vez que o paciente foi diagnosticado, deve ser encaminhado para tratamento adequado. No caso do câncer colorretal, quase sempre é cirúrgico”, explica o oncologista cirúrgico do Hospital Amaral Carvalho (HAC), André Carvalho. Em algumas situações, é possível fazer um tratamento oncológico clínico antes da cirurgia.

Por isso, tenha sempre em dia os exames, consultas, exames físicos e toque retal para diagnóstico.

#quimioebeleza #oncologia #autoestima #informacaodesaude #bancodelencos #iqeb #saude #autocuidado #prevencao #marcoazul #diagnostico #cancercolorretal