Alimentos que aliviam os enjoos da quimioterapia

Bom dia, Cats! 

?

 Vocês também sofreram muito com os enjoos durante o tratamento quimioterápico?? 

Segundo o Instituto Oncoguia, aproximadamente 30% das drogas quimioterápicas provocam náuseas e vômitos e seu médico pode orientar o uso de antieméticos quando for necessário. 

 Aqui vão algumas dicas para melhorar esse efeito colateral super desagradável:Tente ingerir mais alimentos como mingau de aveia, torradas, biscoitos integrais, bolachas cream cracker, alimentos frios, sorvetes e sucos de frutas, frutas em pedaços, água de coco, gelatinas, iogurte e raspadinhas de gelo. 

Procure evitar comidas quentes, gordurosas, fritas, muito doces, com condimentos, pimentas ou odores fortes. 

Não é recomendável beber líquidos junto às refeições, fazer refeições em locais muito abafados ou com cheiros fortes.

É super importante manter uma dieta fracionada, comer pouco, mas com mais frequência e lentamente, além de descansar após as refeições, pois ajuda na digestão, e peça ao seu médico ou nutricionista para fazer as mudanças necessárias no seu plano alimentar. 

As náuseas que aparecem enquanto se recebe os medicamentos podem ser evitadas, basta não se alimentar apenas 1 ou 2 horas antes da quimioterapia ou radioterapia. 

 O vômito seguido ao enjoo pode ser provocado pelo tratamento, por odores de alimentos ou pela presença de gases no estômago. Se o vômito for intenso ou durar alguns dias entre em contato com seu médico. Após vomitar, é melhor beber apenas pequenas quantidades de líquidos, se possível 50 ml de 20 em 20 minutos e não evite comer enquanto os vômitos não estiverem controlados.Também é bom tentar uma dieta exclusivamente líquida, até conseguir retornar a sua alimentação normal, gradualmente. 

 E não se esqueça de sempre consultar um médico, tentar descobrir as causas da náusea e quando ocorrem. 

 Fonte: Oncoguia