A saúde do homem: prevenção do câncer

Cats, ontem comemorou-se o Dia do Homem e com isso lembramos os cuidados que eles devem ter com a saúde. 

 Leiam abaixo algumas medidas que podem ser tomadas pelos homens para a prevenção ou diagnóstico precoce do câncer masculino. 

 Não fumar, o fumo pode causar diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de pulmão, bexiga, leucemia, entre outros. 

Fazer sexo seguro, pois, além de deixá-lo vulnerável a diversos tipos de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, o sexo desprotegido também deixa as pessoas vulneráveis ao HPV, vírus que pode dar origem ao câncer de pênis e anal. 

Cuidar da próstata mantendo os exames sempre em dia. Muitos homens relutam por medo ou preconceito, mas, além de simples, o toque retal, ajuda a diagnosticar o câncer na próstata precocemente. 

Exercitar-se, os diversos tipos de atividade física praticados regularmente podem ajudar a diminuir o risco do câncer. 

Manter uma dieta balanceada, já que estudos têm mostrado que dietas ricas em gordura animal têm aumentado o fator de risco para vários tipos de câncer. Frutas, legumes e hortaliças são excelentes antioxidantes contra o câncer. Por isso, uma dieta pobre em gordura animal e rica em frutas frescas e vegetais é o ideal para diminuir o risco de ter um câncer. 

Usar protetor solar diariamente, especialmente os homens que trabalham expostos ao sol, porque mais de um milhão de casos de câncer de pele são diagnosticados a cada ano. 

Realizar o autoexame dos testículos mensalmente e desde cedo, já que o câncer de testículo pode atingir os homens desde a sua adolescência. O autoexame dos testículos pode ajudar a detectar esse tipo de câncer ainda em estágio inicial. 

Conheça seu histórico de câncer familiar e se você já sabe os tipos de canceres que atingiram a sua família, avise o seu médico, para que ele possa traçar um planejamento para tentar prever os riscos de você desenvolver um câncer e, se possível, prevenir ou fazer o diagnóstico precoce. 

O ideal é estar sempre informado, atento, seguir as orientações médicas à risca e manter a saúde sempre em dia! 

Fonte: Oncoguia