Dia Mundial da Saúde

Há 72 anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde. O intuito de criar a data comemorativa era para eleger um dia por ano em que o mundo se uniria para discutir questões sérias relacionadas à saúde.

Segundo a OMS, saúde tem conceito amplo e é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade”.

Em tempos de pandemia, a data tornou-se ainda mais especial. Isso porque estamos vivendo momentos de incertezas e preocupações que nos afligem, e estamos tendo a oportunidade de pensar em um futuro e como podemos nos aproximar e, assim, criar uma nova realidade para todos nós.  

Em uma mensagem especial em vídeo dedicada à data, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que o Dia Mundial da Saúde acontece, este ano, em um momento difícil para todos. 

“Hoje, minha mensagem é para nossos profissionais de saúde – enfermeiras(os), parteiras(os), técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros – que trabalham dia e noite para nos manter seguros. Hoje, estamos mais profundamente gratos do que nunca a todos vocês, enquanto trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos dessa pandemia”, disse o secretário-geral. 

Para nós, Cats, a data é ainda mais especial. Nós que estamos sempre lutando pela nossa saúde, sabemos como é importante nos cuidarmos e como só temos que agradecer a todos os profissionais que cuidam de nós. 

Deixamos aqui o nosso muito obrigado a todos os profissionais de saúde que sempre nos atenderam de maneira tão competente e a todos que nesse momento estão na linha de frente combatendo a pandemia do Covid-19.