Retorno ao equilíbrio em momentos de incertezas

A maioria de nós aprecia o conforto e uma rotina que nos dê alguma segurança e previsibilidade. Não que a vida cheia de surpresas não seja estimulante, mas a intensidade drena muita energia e nem sempre temos meios de repor, antes do desequilíbrio se manifestar como uma doença em nosso corpo físico.

Assim, em momentos como esse que atravessamos, o medo e a incapacidade de vermos o que o amanhã nos reserva, provocam ansiedade e um enorme gasto de energia.  

Mas, como sair desse padrão de estresse e ansiedade?

Duas ferramentas simples têm se mostrado muito eficientes nesses tempos desafiadores:

A primeira é o enraizamento. Enraizar, significa estar energeticamente conectado com o solo, habilitando a troca de energia com a terra.

É uma prática simples e eficaz que pode ser feita diariamente pela manhã, apoiando a sola dos pés no chão e imaginando raízes de luz saindo dos seus pés e penetrando a terra enquanto você respira profundamente.

Cinco minutos diários dessa prática, trará os seguintes benefícios:

  • recuperar a sensação de segurança;
  • melhorar o seu nível de energia vital;
  • trazer você de volta ao aqui e agora.

A segunda ferramenta é a abertura do coração para ajudar na navegação, durante momentos difíceis, como esse que vivemos. Em tempos de nevoeiro espesso, a única bussola confiável que temos é o nosso coração.

Para que o coração possa ser nosso guia, ele precisa entrar em “coerência” com o cérebro. Ou seja, o coração, a mente, as emoções e o corpo, precisam trabalhar em sincronicidade.

Você consegue entrar nesse estado através da seguinte prática, ensinada pelo Instituto Heartmath da Califórnia, EUA:

1) Foque sua atenção na área do coração;

2) Imagine o ar entrando e envolvendo o coração e  toda a região ao redor dele;

3) Inspire pelo nariz e expire pela boca, um pouco mais lentamente do que o normal;

Faça isso por cerca de cinco minutos diários.

Espero com essas técnicas simples ter ajudado você a se sentir melhor e ter autonomia para retornar ao estado de equilíbrio e bem-estar, sempre que precisar.

Wilma Bolsoni é Terapeuta, Professora e Artista plástica
Atua no conceito mais amplo de saúde, apoiando indivíduos no processo de expansão de consciência e disseminando conhecimentos que ajudem o Ser Humano a evoluir de forma saudável, consciente e livre.

Formada na BBSH – Barbara Brennan School of Healing, FL – EUA, Instituto para o Estudo de Sistemas de Bioenergia, Campo de Energia Humana e transformação pessoal. Com pós-graduação em Bases da Medicina Integrativa pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
Professora certificada pelo HeartMath Institute, CA – EUA. Centro de Pesquisa reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gerenciamento de estresse. É sócia fundadora e terapeuta no Ateliê de Luz – Terapias Vibracionais Integrativas, que atua no estudo, aplicação e disseminação de Terapias Integrativas baseadas no campo de energia humana e estilo de vida para saúde integral. Atuou como terapeuta integrativa no Grupo de Medicina Integrativa do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein e na Clínica de Medicina Personalizada P4B – Personalized Health, onde os serviços de saúde são baseados na visão funcional dos sistemas biológicos humanos visando prevenção, diagnóstico e terapêutica. Idealizadora e professora do Curso de Formação em Terapia Vibracional e Transformação Pessoal pelo Ateliê de Luz. Consultora, instrutora e facilitadora de experiencias para o desenvolvimento de consciência e auto mestria para grupos e empresas. Membro do Arts & Healing Network – CA – EUA, Organização que celebra globalmente a conexão entre a Arte e a Cura, por acreditar que a arte é um catalisador essencial para criar uma mudança positiva nos seres humanos e no mundo.