Sinergia alimentar

Cats, os alimentos possuem diversas propriedades que podem auxiliar nossa saúde e a nutricionista oncológica Fernanda Bortolon (@nutrioncofernandabortolon) preparou uma lista com os alimentos combinados que protegem o corpo contra o câncer. Confira:

“Combos que valem a pena 🥑🍓🥬🥦

Milhares de estudos científicos nas últimas décadas mostram que certas frutas, vegetais e outros alimentos protegem seu corpo contra o câncer. Mas você sabia que pode aumentar ainda mais os benefícios dos alimentos? No processo chamado de sinergia, os nutrientes dos alimentos, como vitaminas, minerais e fitoquímicos, são combinados para trabalhar juntos, de uma forma mais eficaz do que individualmente.

Tomate 🍅⠀+ Brócolis 🥦: Refogue o tomate com azeite de oliva e o brócoolis no vapor.

Chá Verde 🍵 + 🍋 : adicionar limão no chá verde potencializa a ação das catequinas.

Couve 🥬⠀+ Limão 🍋 : o limão aumenta a biodisponilidade do ferro vegetal.

Carne 🥩 + Alecrim 🌱: Grelhar alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, produz aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, carcinógenos que causam alterações no DNA relacionadas ao câncer. O alecrim contém os antioxidantes ácido rosmarínico, carnosol e ácido carnósico, e um estudo descobriu que marinar alimentos grelhados reduziu a quantidade de produtos químicos cancerígenos quando grelhados.

Cúrcuma + Pimenta 🌶 do Reino: adicione pimenta-do-reino a qualquer alimento que contenha açafrão. Aumenta a biodisponibilidade da curcumina.

Tomate 🍅 +⠀Abacate 🥑 : A gordura do abacate aumenta a biodisponibilidade dos carotenóides no tomate.

Morangos 🍓 + Aveia:. Todos os grãos inteiros contêm antioxidantes, mas a aveia tem níveis mais elevados do que a maioria dos outros grãos e o morango têm grandes quantidades de ácido elágico. Essa combinação ajuda a desativar compostos carcinogênicos.”